sábado, 18 de junho de 2011

Novo blog- Bessa Odontologia

A pedido de colegas, ajudei a criar o blog de uma das clínicas em que trabalho, a Bessa Odontologia Clínica e Estética.

http://bessaodontologia.blogspot.com

A minha insatisfação com a Odontologia tem ligação direta com a ação exploradora dos convênios sobre os dentistas, mas continuo acreditando na importância das ações educativas para promover melhoras na saúde bucal dos pacientes. Afinal, educação é o primeiro passo!! E se eu puder contribuir de algum modo, vou fazer :)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O marketing do sorriso

Muito se fala sobre marketing de um modo geral. A menção deste termo remete automaticamente à palavra VENDA. Especificamente em Odontologia, pode-se encarar esta venda como o meio através do qual o cirurgião- dentista evidencia o seu trabalho, visando a conquista de novos clientes e fidelização dos que já conhecem seus serviços.

De acordo com o CFO, o número de odontólogos no Brasil se aproxima de 220 mil profissionais cadastrados. A enorme concorrência traz a necessidade de um diferencial para que a pessoa se destaque no meio. Há dois pontos básicos para tanto:

1)Divulgação do trabalho;

2)Qualidade e excelência no atendimento.

A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO
Uma boa campanha promocional atrai pacientes para o consultório. Panfletagem, colocação de anúncios em revistas, jornais, páginas amarelas das listas telefônicas, outdoors e busdoors são meios eficientes para esta divulgação. Mas existem outras maneiras de evidenciar o trabalho do profissional que incluem realização de palestras educativas sobre Odontologia preventiva em escolas e envio de artigos deste tema para publicação em jornais. Além de ser uma estrategia de marketing, é também uma promoção de serviço à comunidade. A divulgação do trabalho entre colegas que atuam em diferentes campos também pode levar ao encaminhamento de pacientes.

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
"A primeira impressão é a que fica." Num atendimento odontológico, em geral, o primeiro contato do paciente com o consultório se dá através do TELEFONE. Cabe a recepcionista tratar o paciente da melhor maneira possível tornando desde o primeiro momento, o contato paciente/clínica agradável. Deste modo, quando se fala em atendimento, este não está restrito ao cirurgião-dentista, e se estende à sua equipe, incluindo recepcionista, atendentes e outros colegas que atuem em diferentes especialidades no mesmo consultório.
Numa clínica em que trabalham diversos odontólogos, o ideal é que exista uma padronização de toda a equipe. Há uma semana passei por uma situação que denota esta importância. Uma paciente de outra colega veio para ser atendida por mim, mas a profissional não fez nenhuma anotação sobre o tratamento a ser realizado. Não houve como a paciente não perceber o ocorrido e ela me questionou se era de praxe não registrar o planejamento/exame. Fiquei numa situação absolutamente constrangedora, e disse que não sabia se era algo frequente. Infelizmente, eu tinha consciência de que a ocorrência era a regra e não a exceção. Se houvesse a padronização e a clínica exigisse que os associados anotassem todos os procedimentos na ficha do paciente, que é um documento importantíssimo, não haveria este tipo de situação.


Para se posicionar no mercado, destacando-se frente à concorrência é preciso ter um excelente planejamento e espírito empreendedor para criar o diferencial. O paciente que recebe um tratamento que supere suas expectativas se torna um verdadeiro fã do dentista. É indiscutível que o profissional deve se esmerar para realizar seu trabalho de forma perfeita sob o ponto de vista técnico. Além deste aspecto, para ocorrer a fidelização do paciente pequenas ações são importantes. Levando em consideração que a maioria das pessoas ODEIA ir ao dentista, ter uma boa conversa durante a visita odontológica e tratar o paciente de forma individualizada respeitando suas necessidades e ansiedades é fundamental.

Não há melhor marketing do que a satisfação do paciente.