quinta-feira, 3 de junho de 2010

Os 15 minutinhos...

É notório que os brasileiros não se enquadram na chamada PONTUALIDADE BRITÂNICA, mas os pacientes não têm noção do quanto o desrespeito à hora marcada num consultório odontológico determina o caos na agenda do cirurgião- dentista.
O tempo de agendamento de uma consulta envolve inúmeros fatores os quais incluem o tipo e a quantidade de procedimentos a serem realizados, a velocidade média com a qual o profissional executa seus tratamentos, além de peculiariedades como atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. Analisando uma consulta clínica padrão com agendamento de 30 minutos, se o paciente atrasa sua chegada ao consultório em "15 minutinhos" (tempo médio de tolerância que os profissionais dão para o cliente) as consultas seguintes serão prejudicadas. O período de 15 minutos pode parecer um intervalo mínimo e sem importância, mas levando em conta que trata-se de metade da consulta agendada,o tempo perdido é muito grande. Para pacientes que possuem convênios odontológicos a situação piora, visto que após sua chegada ao consultório o atendimento só é liberado depois que diante de posse do RG e carteira do plano, o atendente pegar a autorização do procedimento, e isto em geral é um processo burocrático que dispende mais tempo. Assim o atraso de "15 minutinhos" faz com que o paciente sente-se à cadeira do dentista com cerca de 20/25 e até 30 minutos após o horário que ele estava agendado. Assim, há invasão da consulta seguinte e cria-se uma verdadeira "bola de neve" de atrasos sequenciais. Deste modo, uma pessoa que chega pontualmente à clínica para realizar seu tratamento irá ser prejudicada, e o dentista muitas vezes acaba sendo pressionado para agilizar os procedimentos, visto que algumas pessoas ficam insatisfeitas e reclamando na recepção.
Em uma ocasião tive que me impor diante do questionamento de um paciente. Ele marcou uma consulta de 30 minutos, chegou com atraso de 25 minutos e solicitei que ela remarcasse o agendamento. Na semana seguinte ele compareceu pontualmente e eu estava atrasada. Pedi que avisassem que ele não seria atendida no horário marcado, até para que ele ficasse à vontade para remarcar sua consulta caso tivesse algum outro compromisso, e ele prontamente respondeu " muito bonito, a dentista pode atrasar e eu não". Quando ele entrou no consultório, após dar-lhe bom dia e me desculpar pelo atraso pedi que ele se sentasse para conversarmos. Prontamente expliquei a ele a diferença entre o atraso do profissional e do paciente:
=> O atraso do profissional: Particularmente eu não costumo atrasar, mas isso ocorre geralmente quando algum(ns) paciente(s) chegou(aram) atrasado(s) à consulta criando o processo "bola de neve" que expus, por aparecer algum procedimento de urgência que necessita ser encaixado na agenda profissional, ou por ter existido alguma intercorrência ao longo de procedimentos odontológicos realizados como um paciente passar mal na cadeira ou a necessidade de mudança do tratamento que demoram mais do que o previsto.
=> O atraso do paciente: O paciente tem por obrigação chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário agendado para agilizar o seu atendimento e não prejudicar as consultas dos demais clientes. Se por ventura o paciente estiver atrasado, o ideal é que ligue para o consultório para saber como agir. O horário é agendado de forma programada para que o profissional atenda o paciente da melhor forma possível; atrasos prejudicam este planejamento e isso justifica a solicitação do profissional para que seja feita a remarcação do tratamento.
Muitos pacientes, como a pessoa que questionou o meu atraso encaram como uma "injustiça" o fato do profissional poder atrasar e o paciente não. Deve ser entendido que se trata do TRABALHO do odontólogo e que gostaríamos muito que tudo corresse rigorosamente no horário, até porque também tempos compromissos. Mas diante do que foi exposto é justificável que são os cuidados com os pacientes, na grande maioria das vezes, as causas dos atrasos por parte dos profissionais e que a remarcação dos clientes demasiadamente atrasados é muitas vezes necessária para o bom funcionamento da agenda do profissional, até por respeito aos demais.
O paciente deve encarar o tempo de tolerância que os profissionais lhe dão como uma alternativa que deve ser utilizada em situações imprenscindíveis e não usar este tempo como regra. Pior que os atrasos,é quando quando o paciente perde a consulta inteira. A falta sem aviso prévio é mais grave, pois demonstra desconsideração pelo profissional e pelos outros pacientes que necessitavam da consulta naquele dia. Pacientes que não puderem comparecer devem cancelar a consulta o mais cedo possível. Quando o dentista está atrasado, ele sabe disso, mas tem que fazer seu trabalho procurando o melhor para o peciente. Se por qualquer razão, o cliente não puder esperar mais, é melhor remarcar a consulta para outro dia.
As clínicas podem tornar o tempo de espera mais agradável tendo revistas variadas e atualizadas, jornais do dia, banheiro à disposição, cadeiras confortáveis, ambiente fresco e arejado, televisão, água e cafezinho... estes são alguns itens que tornam a espera menos angustiante.
O respeito e o diálogo profissional/paciente são essenciais para driblar as situações difíceis, incluindo os "15 minutinhos"...