domingo, 20 de dezembro de 2009

Caindo de pára-quedas

A escolha de uma profissão pode ser comparada a de um parceiro para um relacionamento. Espera-se que o casamento seja perfeito e duradouro, semelhante aos contos de fadas que encantam nossa infância. A composição de Renato Russo imortalizada na voz de Cássia Eller diz que " o pra sempre, sempre acaba", a frase destinada a retratar o ponto final em um relacionamento pode ser também enquadrada quando finda uma estória de amor com a profissão um dia tão sonhada.
Minha relação com a Odontologia surgiu meio que por acaso (ou totalmente) há 11 anos. Prestei vestibular em 1998 após um ano de cursinho, para medicina, odontologia e comunicação social. A tentativa de ingressar em universos tão distintos é explicada pela ansiedade de alguém que está com muita vontade de iniciar sua vida profissional e acredita ter aptidões em diferentes áreas. Sempre adorei escrever, queria me tornar uma escritora, mas como não havia vestibular para isso e sim talento aliado a sorte e contatos em editoras, não tentei enveredar por este lado. Comunicação social mostrava-se como uma chance de me aproximar deste mundo, assim escolhi esta opção para tentar entrar o ingresso na UNEB (Universidade do Estado da Bahia).
Numa outra universidade pública, a UFBA (Universidade Federal da Bahia) optei por medicina. A fascinação pelo ambiente hospitalar, a imagem de "semi deuses" que eu via os médicos, com papel decisivo de salvar vidas era algo que me atraía muito. Era o que eu desejava ser "quando crescer" de fato.
A opção pela odontologia não foi planejada, posso dizer que foi fruto do acaso e talvez de desespero frente ao estresse pré- vestibular. Fiquei preocupada com a concorrência e o alto nível dos candidatos para medicina, quando surgiu o curso de odonto na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e preferi optar por tentar entrar na turma inaugural a concorrer a uma das vagas do já consagrado curso de medicina.
Passei em comunicação social e odontologia. Optei por fazer odontologia, apesar de não ser o que eu queria exatamente achei que estaria mais próxima ao universo que me imaginava, pelo menos estaria na área de saúde. Assim acabei "caindo de pára-quedas" na minha área profissional.






Busca na web
Aonde.com - outros serviços: Download, Jogos e BuscaUrl

4 comentários:

  1. Eu acredito no seu sucesso !
    Vais conseguir sim!

    ResponderExcluir
  2. muito boa sua iniciativa Di. Gostei demais do texto.

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente que a odontologia está um caos!

    Em grande parte esta situação é culpa dé nós dentistas que nao lutamos por nossos ideais e diereitos e preferimos nos submter a situações desonestas .

    Ainda bem que existem colegas que ainda tentam melhorar nossa profissao!


    Vamos nos unir!

    ResponderExcluir
  4. Adorei amiga. Vc ainda vai ser rica escrevendo tao bem e tb nós ainda vamos ficar muito bem. Acho que vc deveria ter feito fisioterapia, pelo menos com vc ja teria montado alguma coisa e estariamos bem. Bjossssss

    ResponderExcluir