sábado, 10 de abril de 2010

Inclusão de procedimentos odontológicos- Quem paga a conta?

A partir do dia 7 de junho de 2010 entra em vigor a Resolução Normativa nº 211 da Agência Nacional de Saúde (ANS), de 11 de janeiro de 2010, a qual regulamenta, para contratos firmados após janeiro de 1999, a inclusão de 16 procedimentos odontológicos para as operadoras de plano de saúde, inclusive a colocação de próteses unitárias. A lista completa dos novos procedimentos odontológicos pode ser vista no link abaixo:

http://www.ans.gov.br/portal/upload/noticias/Rol_inclusoes_odonto.pdf

De acordo com o site do CFO, cerca de 12 milhões de pessoas que utilizam os planos odontológicos, ou 6% da população brasileira, serão beneficiadas com a nova norma da ANS. O que permite, teoricamente, um acesso mais globalizado ao tratamento da saúde bucal. Um dos questionamentos trazidos pela aplicação da nova norma é: quem sentirá o maior impacto diante destas inclusões?
A ANS afirma que o reajuste anual dos planos de saúde será feito em maio, e sendo antes da entrada dos procedimentos incluídos não englobará a previsão de gastos extras. Em contrapartida, o crescimento dos custos é certo e como as empresas de planos de saúde exercem atividade econômica lucrativa, a repercussão será nos bolsos do consumidor e do cirurgião- dentista credenciado.
=> Para o consumidor haverá provável aumento nos preços dos novos contratos. O que fará com que a esperada globalização não atinja toda a parcela populacional almejada pela medida do governo.
=>Como a tabela de repasse dos procedimentos odontológicos pelos convênios atualmente já é insatisfatória é certo que não haverá melhora no honorários a serem repassados.
Há grande risco também de queda na qualidade do serviço prestado, pois o profissional que se credenciar para o atendimento dificilmente irá poder recorrer ao melhor laboratório de prótese, por exemplo. Tudo isso é uma questão muito complexa, por lidar com a SAÚDE das pessoas e ao mesmo tempo envolver também o meio de SOBREVIVÊNCIA dos profissionais.
Infelizmente, é notório que no atual quadro da saúde brasileira, a função do Estado se limita a fazer regulamentações. O que acaba impondo à sociedade como única saída para se obter tratamento médico/ odontológico completo a contratação de planos de saúde privados. Desta forma o governo deixa de lado a sua função primária de fornecer as garantias mínimas de saúde pública para a sociedade.

4 comentários:

  1. Uma outra questão que surge é se os dentistas que já atendem planos são obrigados a realizar todos os novos procedimentos. Tudo depende do contrato assinado entre as partes, mas será que os planos não vão rescindir os contratos com os odontólogos que não passarem a fazer todas as inclusões?

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas,

    Nossa situação está desesperadora, pois a cada dia que se passa nossa profissão afunda mais.Os convênios nos exploram cada vez mais, todo dia recebo novidades favorecendo as operadoras e nos prejudicando.O pior de tudo que estas operadoras estão absorvendo todos os pacientes, principalmente, aqueles que nós atendíamos no particular.A única vantagem que tínhamos, era de fazer as próteses particularmente, agora nem poderemos mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou dentista e queria deixar o meu depoimento. Trabalhava numa clínica fazendo ortodontia, em Salvador, há um mês atrás uma colega recém chegada de São Paulo começou a trabalhar no mesmo consultório como clínica geral e iniciamos uma "amizade". Ela me contou o estado deplorável em que nossa profissão se encontra em sua cidade dizendo que ganhava cerca de 1,5 reais por procedimento. Em Salvador a situação não está nada boa, porém não chega a esse ponto. Tentei ajudá-la dando alguns contatos de colegas, donos de consultórios que ainda pagam com dignidade, 50% de comissão. Alguns dias se passaram e essa colega passou a me pedir que a ensinasse alguma coisa sobre ortodontia pois me confessou que não tinha a mínima noção sobre a especialidade, e que gostaria de poder explicar melhor seus pacientes a importância do tratamento ortodôntico. Pois bem, essa pessoa me deu um golpe, aceitou, ou fez, uma proposta indecente ao dono da clínica, que é um capitalista ganancioso e tomou o meu lugar. O pior é que não tiveram a dignidade de me demitir, ao menos. Simplesmente desmarcaram meus dias de atendimento alegando que não haviam pacientes suficiente para mim. Infelizmente a desvalorização da nossa profissão é em grande parte pelo próprio profissional de odontologia que não valoriza o seu colega que está mais qualificado que ele, que investiu mais tempo e dinheiro em cursos, e cometem a falta de ética em se oferecer sem nenhuma capacitação para substituí-lo. Eu chamo isso de subprofissionais, pessoas que estão abaixo da mediocridade e que merecem sim, subempregos. Eu já arranjei outro emprego pois sou qualificada e tenho bons contatos na área e denunciei a colega ao conselho regional de odontologia.

    ResponderExcluir
  4. não entendo o porque de se incluir as proteses como tendo cobertura total se sabemos que o paciente tem condições de pagar sempre( mesmo que faça um esforço e divida no cartão), pois garanto que esse paciente compra vários ítens de consumo mais caros e que duram menos que as proteses. acho que so em ter a cobertura das restauraçoes, limpeza, extração e canal já é extremamente vantajoso para o paciente terem o convênio.
    como podemos aceitar fazer proteses pelos convênio se o valor de repasse é menor que o valor que pagamos aos laboratórios??????????

    ResponderExcluir