quinta-feira, 16 de junho de 2011

O marketing do sorriso

Muito se fala sobre marketing de um modo geral. A menção deste termo remete automaticamente à palavra VENDA. Especificamente em Odontologia, pode-se encarar esta venda como o meio através do qual o cirurgião- dentista evidencia o seu trabalho, visando a conquista de novos clientes e fidelização dos que já conhecem seus serviços.

De acordo com o CFO, o número de odontólogos no Brasil se aproxima de 220 mil profissionais cadastrados. A enorme concorrência traz a necessidade de um diferencial para que a pessoa se destaque no meio. Há dois pontos básicos para tanto:

1)Divulgação do trabalho;

2)Qualidade e excelência no atendimento.

A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO
Uma boa campanha promocional atrai pacientes para o consultório. Panfletagem, colocação de anúncios em revistas, jornais, páginas amarelas das listas telefônicas, outdoors e busdoors são meios eficientes para esta divulgação. Mas existem outras maneiras de evidenciar o trabalho do profissional que incluem realização de palestras educativas sobre Odontologia preventiva em escolas e envio de artigos deste tema para publicação em jornais. Além de ser uma estrategia de marketing, é também uma promoção de serviço à comunidade. A divulgação do trabalho entre colegas que atuam em diferentes campos também pode levar ao encaminhamento de pacientes.

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
"A primeira impressão é a que fica." Num atendimento odontológico, em geral, o primeiro contato do paciente com o consultório se dá através do TELEFONE. Cabe a recepcionista tratar o paciente da melhor maneira possível tornando desde o primeiro momento, o contato paciente/clínica agradável. Deste modo, quando se fala em atendimento, este não está restrito ao cirurgião-dentista, e se estende à sua equipe, incluindo recepcionista, atendentes e outros colegas que atuem em diferentes especialidades no mesmo consultório.
Numa clínica em que trabalham diversos odontólogos, o ideal é que exista uma padronização de toda a equipe. Há uma semana passei por uma situação que denota esta importância. Uma paciente de outra colega veio para ser atendida por mim, mas a profissional não fez nenhuma anotação sobre o tratamento a ser realizado. Não houve como a paciente não perceber o ocorrido e ela me questionou se era de praxe não registrar o planejamento/exame. Fiquei numa situação absolutamente constrangedora, e disse que não sabia se era algo frequente. Infelizmente, eu tinha consciência de que a ocorrência era a regra e não a exceção. Se houvesse a padronização e a clínica exigisse que os associados anotassem todos os procedimentos na ficha do paciente, que é um documento importantíssimo, não haveria este tipo de situação.


Para se posicionar no mercado, destacando-se frente à concorrência é preciso ter um excelente planejamento e espírito empreendedor para criar o diferencial. O paciente que recebe um tratamento que supere suas expectativas se torna um verdadeiro fã do dentista. É indiscutível que o profissional deve se esmerar para realizar seu trabalho de forma perfeita sob o ponto de vista técnico. Além deste aspecto, para ocorrer a fidelização do paciente pequenas ações são importantes. Levando em consideração que a maioria das pessoas ODEIA ir ao dentista, ter uma boa conversa durante a visita odontológica e tratar o paciente de forma individualizada respeitando suas necessidades e ansiedades é fundamental.

Não há melhor marketing do que a satisfação do paciente.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! E o que percebo, é que o dentista tem que arranjar algum tempo para conversar com o paciente sobre as opções de tratamento (de preferência fora da cadeira do dentista), valores, formas de pagamento, riscos, benefícios, pontos positivos/negativos, ser franco com o paciente, olhar nos olhos e principalmente ouvir e saber interpretar suas expectativas. Depois que passa confiança, tudo se torna muito mais fácil!

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  2. Pois é Leo! E você falou sobre pontos super importantes:
    As opções de tratamento abrem um leque de possibilidades que muitas vezes o paciente desconhece. Oferecer alternativas d etratamento são imprescindiveis, e elas tem que se encaixar no bolso dele. Deixar claro que em alguns tratamentos há chances de insucesso por questões inerentes ao proprio paciente (como saúde, dente com pouco remanescente) ou limitações dos próprio tratamento (como tratamento de perfurações em endodontia). Olhar nos olhos do paciente é essencial, para passar segurança a ele e mostrar com firmeza o ponto de vista profissional ( principalmente naquele momento da choradinha no orçamento, explicar o pq dos valores cobrados é fundamental).

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