*Manifestações nudistas;
*Pichações em muros;
*Anulação de votos ou optar por candidatos que baseiam suas campanhas políticas em promessas esdrúxulas;
*Organização de passeatas...
Protestar implica em tentar chamar a atenção das pessoas para alguma causa, e os meios acima são formas recorrentes para tal finalidade.
Pensei em inúmeras formas de protestar contra a atual situação da Odontologia brasileira. Queria algo imediato e de grande alcance, e acreditei que a internet seria a melhor maneira de difundir as minhas idéias e manifestar minha insatisfação. Assim, nasceu o blog Dentista em Apuros!! .
Paralelamente ao blog, criei um Orkut, de cunho profissional, através do qual me tornei membro de comunidades voltadas para assuntos relacionados à Odontologia contra convênios. Com isso, objetivei angariar parceiros para esta batalha, mas percebi que trata-se de uma verdadeira guerra. Participei ativamente, criando tópicos em fóruns, levantando questões de combate às operadoras e propondo a união da classe de dentistas. No entanto, confesso que senti certa frustração ao ver que assuntos como “odontóloga participante do Big Brother Brasil trabalha com registro do CRO provisório” geravam muito mais discussão do que o tema” convênio reduz tabela de honorários de dentistas”, por exemplo.
Além da grande difusão dos convênios odontológicos e veiculação de suas baixas tabelas de repasse, a desunião dos odontólogos é um agravante no quadro atual.
Vamos nos unir e divulgar iniciativas que visem melhorias para a classe. Friso que o blog não é meu, é NOSSO. Sendo uma forma um pouco mais discreta, mas não menos efetiva, de chamar a atenção do que andar com uma melancia pendurada no pescoço.
Concordo com tudo o que você escreve, também tenho grande interesse nesse assunto, estou disposto a ajudar no que for preciso, mas realmente não sei como ainda fazer algo, já que quem tem o poder na odontologia não se interessa na vida dos dentistas e sim em trocar medalhas e participar de festas. a falta de união na verdade é o nosso grande problema.
ResponderExcluirParabéns pela sua iniciativa! Estava pensando em fazer algo assim também, organizar algum tipo de movimento, pois já se passaram anos e quem pode fazer algo, não faz. Infelizmente vivemos num mundo onde a política fala mais alto. Não vê aquela frase do Capitão Nascimento (filme BOPE) que diz "O sistema é foda!"? Então, é exatamente isso. O problema é que a classe é desunida e acomodada, por isso a maioria não faz nada. Acho que tá na hora da gente começar a fazer barulho, ir pros jornais, revistas etc. Quem conhecer alguém de mídia fica mais fácil ainda! Mostrar a realidade da odontologia e a bola de neve que isso ocorre, pois no final das contas, muita das vezes, quem sofre é o paciente. Estou com uma fome absurda de tentar solucionar isso e fazer algo para a melhora. Acho que isso funciona como uma corrente. Achar um pra gritar é dificil, mas depois que 10 gritam, pra chegar a 1.000 é rápido! Não desanime e estou contigo. Seria legal criar um meio para os dentistas debaterem suas idéias e opiniões. Vou deixar meu email caso queira entrar em contato: leodentistry@gmail.com
ResponderExcluirAbs!
Os convênios deveriam respeitar a tabela referencial, mas a meu ver isso nunca acontecerá! Para acontecer, os convênios teriam que aumentar muito suas mensalidades, mas isso não é problema nosso!
ResponderExcluirDe acordo com o código de ética atual, quem aceita convênio que não pague o que está na tabela, está errado. Isso que eu entendi. Logo todo mundo que aceita convênio está cometendo infração ética.
Acabei de mandar um email gigante para o CFO a respeito disso.
Acho que primeiramente devemos pedir uma revisão desse código de ética odontológica, que desde 2003 não sofre alteração. E se necessário, a criação de uma nova tabela com valores mínimos que cada convênio deve pagar. E claro, tudo isso com a aprovação da ANS. Assim os convênios iriam respeitar. Agora a política é que não deixa isso andar.
procure na internet um movimento chamnado MUD movimento da união dos dentistas. Vc vai se identificar. Estabeleça uma parceria!
ResponderExcluirProcurei notícias sobre o movimento, mas não encontrei. Alguém sabe em que site achar?
ResponderExcluir