sábado, 6 de agosto de 2011

Odontologia móvel- Promessa de futuro?

O atendimento odontológico móvel representa um nicho que tende a crescer no Brasil. A inovação oferecida pelos consultórios portáteis pode seduzir muitos profissionais que atentam para as mudanças mercadológicas. Os serviços podem ser prestados pelo setor público ou privado. A população alvo do tratamento odontológico móvel é vasta e diferenciada.
O modelo tradicional de atendimento em consultórios fixos pode ter uma diminuição no número de adeptos com a expansão da odontologia móvel. Apesar de evidências históricas relatarem que a odontologia domiciliar data do século XIX, trata-se de uma modalidade que ainda não despontou no Brasil. Este é um dos fatores positivos na ferrenha briga na inserção profissional. Por ser algo que não está difundido, o mercado de trabalho não está saturado,sendo promissor ,o que pode angariar novos adeptos.
Além do potencial de expansão da odontologia móvel no setor privado tem-se sua aplicação também no serviço público. Muitas prefeituras têm adquirido carretas móveis equipadas para realizar as ações de promoção de saúde nas localidades com acesso mais ermo.
Assim, aqueles que habitam lugares onde a chegada é mais restrita e com menor oferta de serviço também são beneficiados. A disponibilização do atendimento facilita a realização dos tratamentos odontológicos para moradores de zonas rurais, aldeias indígenas e áreas periféricas das grandes cidades. A portabilidade dos equipamentos permite ainda, a prestação do serviço a pessoas com dificuldades e impossibilidade de locomoção, tais como pacientes geriátricos e aqueles internados em ambiente hospitalar.
Em virtude do exposto, é notório que o serviço de atendimento odontológico móvel tende a crescer no Brasil. É uma alternativa promissora no setor privado, tendendo a se expandir também no público, facilitando o acesso às ações de promoção de saúde oral à população de uma maneira mais ampla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário