quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tapando os "buracos" das agendas

As faltas dos pacientes acarretam ociosidade e prejuízo finaceiro aos odontólogos. Procuro deixar claro para cada paciente as consequências desta falta de compromisso. No entanto nem sempre tenho êxito, e fico horas parada no consultório, como a maioria dos meus colegas; sobretudo quando existem na agenda muitos pacientes de primeira vez(os que mais faltam).

Tenho elaborado algumas estratégias para contornar esta situação. Idealizei uma cartilha educativa para entregar aos pacientes ( publicarei no próximo post)e resolvi recorrer aos maiores detentores de pacientes- os convênios odontológicos.

Escrevi um e mail e enviei aos convênios que atendo com uma sugestão para resolver o problema das faltas. Segue abaixo o e- mail que acabei de enviar à Odonto Prev, Prevdonto, Inpao, Capes Saúde, Odonto SA (tentei enviar ao Bradesco Dental, mas não consegui).

"Meu nome é Ediane Lustosa, sou cirurgiã-dentista e trabalho na cidade de Salvador Bahia, através das clínicas Bessa Odontologia e White possuo credenciamento para atender pacientes pelo seu convênio.
Estou enviando este e mail para todos os convênios que atendo, com o objetivo de solicitar auxílio para combater as faltas dos pacientes.
As faltas sem justificativa são o fator que gera maior prejuízo para um consultório, pois como os tratamentos são feitos com hora marcada, o dentista reserva para cada paciente um horário em especial, e seu não comparecimento ocasiona a ociosidade.
Educar o paciente é a melhor maneira de contornar essa questão, que infelizmente faz parte da rotina dos cirurgiões dentistas. Para tanto acredito que a melhor maneira é uma punição aos faltosos. Alguns convênios instituem o procedimento “falta não justificada” no qual o dentista cobra diretamente do paciente quando ele retorna ao consultório um valor referente a sua falta. Na prática isso não funciona, pois dificilmente o paciente paga o valor cobrado e procura outra clínica para atendê-lo.
Uma alternativa que têm dado resultado é a utilizada pelo convênio Odonto System: ao agendar o paciente a clínica registra seu nome completo e o número de sua carteira de identificação no plano; ao final do dia o consultório lança no site do plano odontológico as faltas, os atrasos superiores ao tempo de tolerância (que inviabilizam a realização da consulta) e as desmarcações feitas com menos de 24 horas de antecedência. Após o lançamento, automaticamente o convênio bloqueia o atendimento eletivo deste paciente em qualquer estabelecimento credenciado por 15 dias. Ao ser solicitada a realização de qualquer procedimento ou de senha para abertura de ficha clínica o convênio informa que o tratamento só será liberado dentro do prazo estabelecido. Os procedimentos de urgência ficam liberados em clínicas credenciadas por motivo óbvio.
Esta é a sugestão que dou para que os convênios nos ajudem a educar os pacientes e melhorar o atendimento. Como os convênios captam os pacientes para nós dentistas é estabelecida aí uma parceria. Como parceiros, vejo que procurar a ajuda do plano odontológico é o melhor meio para contornar este problema.
Os pacientes precisam entender que falta sem aviso prévio é grave, pois demonstra desconsideração pelo profissional e pelos outros pacientes que necessitavam da consulta naquele dia.
Elaborei uma cartilha educativa para tentar viabilizar este processo de conscientização. O documento está sendo processado numa gráfica para ser distribuído a cada paciente das clínicas que atendo. Se cada convênio pudesse acrescentá-la, ou fazer um modelo inspirado nela, para distribuir aos pacientes credenciados, ou anexar ao livrinho que lhes é entregue, com certeza a evasão às consultas sofreria redução.
Segue em anexo o modelo da cartilha.
Atenciosamente,
Ediane Lustosa."

Os colegas que quiserem copiar e reenviar o documento irão fortalecer esta tentativa, afinal, a união faz a força. E quem sabe nossas agendas terão menos "buracos"...

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