quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A cartilha educativa

Como mencionei no post anterior, elaborei uma cartilha educativa para os pacientes. Foquei em 3 pontos básicos:

1)As faltas dos pacientes- ao meu ver o mais grave dos problemas da relação dentista-paciente;

2)Os atrasos dos pacientes- uma questão crônica que gera um verdadeiro tormento no planejamento do profissional;

3)Os atrasos do dentista- Visto que muitos pacientes reclamam na sala de espera quando o profissional atrasa o atendimento, este é um ponto fundamental a ser compreendido por quem está aguardando.

Tentei ser o mais concisa possível, para tanto recebi ajuda de várias pessoas, quero agradecer especialmente a minha mãe, a Rízia e a Léo que me ajudaram a cortar os excessos do texto; a Marcelli, Ângela e Fabiana que aprovaram a minha idéia e se dispuseram a ajudar na sua execução.
Segue a cartilha em texto corrido, sem a formatação de folder que será feita pela gráfica.


SEJA UM PACIENTE LEGAL!

















Olá! É um prazer poder atendê-lo! Para que seu tratamento seja feito da melhor forma possível, elaborei esta cartilha com algumas dicas:

AS FALTAS:



Qual o valor de uma consulta?
Quando o paciente falta a sua consulta, este horário é perdido, o que gera prejuízo. Como os tratamentos são feitos com hora marcada, o dentista reserva para cada paciente um horário em especial.
Evite cancelar sua consulta em cima da hora, ou faltar ao horário agendado. É lógico que imprevistos acontecem. Mas, se você perceber que não poderá comparecer, por gentileza, desmarque sua consulta com pelo menos 24 horas de antecedência.
A falta sem aviso prévio é grave, pois demonstra desconsideração pelo profissional e pelos outros pacientes que necessitavam da consulta naquele dia.




O ATRASO DO PACIENTE:



Que conseqüências o paciente atrasado traz ao consultório?
Numa consulta de 30 minutos, um atraso de 15 minutos leva a um efeito “bola de neve”, no qual as consultas seguintes serão prejudicadas. Deste modo, uma pessoa que chega pontualmente à clínica sofrerá com o atraso anterior.
O período de 15 minutos pode parecer uma bobagem, mas é metade do tempo da consulta!
O ideal é que o paciente chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência para agilizar o seu atendimento. Caso perceba que vai se atrasar o melhor é ligar para o consultório para saber como agir. Se o atraso for prejudicar todo o planejamento do dentista, a remarcação do horário é justificada.

O ATRASO DO DENTISTA



O que faz o dentista se atrasar durante o atendimento?
Em geral as causas são:
• Quando algum paciente chegou atrasado à consulta criando o processo "bola de neve";
• Quando aparece algum paciente com muita dor, sendo considerado procedimento de urgência. O dentista não pode se negar a atendê-lo e precisa encaixá-lo na agenda;
• Quando há um problema no tratamento, como uma anestesia que demora mais para fazer efeito, o dentista tem que usar um tempo além do previsto.
Note que os fatores que levam ao atraso do dentista relacionam-se aos cuidados com o paciente. Lembre-se que seu dentista é um profissional da SAÚDE. Ele sabe que atender no horário é uma questão de respeito, mas justamente por lidar com pessoas seu trabalho deve ser feito da melhor maneira possível, e os cuidados com o paciente podem levar aos atrasos pelo profissional.
Caso o atraso do dentista possa comprometer seu próximo compromisso, o melhor é remarcar sua consulta. Se você puder aguardar, assim que for possível seu dentista lhe atenderá com toda a atenção que você merece!

Seguindo estas dicas você ajudará a tornar a relação dentista- paciente muito mais agradável, além de demonstrar respeito também com os demais pacientes.
Acesse o blog

http://belosdentes.blogspot.com

que traz informações sobre a saúde bucal e os tratamentos dentários.
Ediane Lustosa
Cirurgiã- dentista
CRO 7341.

*http://belosdentes.blogspot.com foi um blog que criei para orientação de higiene e esclarecimentos relacionados aos tratamentos odontológicos visando auxiliar o paciente.

Espero que esta cartilha surta efeito e os pacientes se conscientizem de que o tratamento que prestamos a eles é nosso ganha pão diário.

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