Imagine que você recebe um salário de 5 mil reais mensais. Durante 4 meses seu contra-cheque vem com um "bônus" e na sua conta corrente entram 8 mil reais. Parece um sonho, não?
De repente no 5o mês você vai tirar seu extrato bancario e vê que você não recebeu nenhum real...
Então você acessa o site da empresa para a qual você presta serviços e se depara com o comunicado abaixo:
Parece que o sonho acabou de virar pesadelo, não?
Por mais surreal que esta situação pareça, ela ocorreu de fato. O convênio odontológico Prevdonto pagou de maio a agosto de 2011 um pouco mais que 100,00R$ por cada procedimento de raspagem supragengival aos seus credenciados. Até abril, o valor pago pelo mesmo procedimento era de aproximadamente 28,00R$. Como o pagamento não teve alteração de valor nos meses seguintes, imaginava-se que o valor pago para as raspagens supra e subgengivais( que era de aproximadamente 100,00R$) fora equiparado. Mas, em outubro de 2011, a empresa comunicou que o "bônus" fruto de um erro do seu PRÓPRIO sistema teria que ser devolvido de uma só vez pelos credenciados. Se uma clinica tivesse que receber 6 mil R$ referente ao faturamento do mês anterior, o convênio que pagou a mais não tinha nada ver com a falta que este dinheiro faria no orçamento da clínica, certo? A culpa é de quem recebeu a mais...
Só relembrando: este mesmo convênio foi o que em dezembro de 2009 comunicou que faria uma redução na tabela de honorários dos procedimentos executados pelos dentistas credenciados. Será que é por isso que não estou tão surpresa com esta nova bomba?
Os profissionais que receberam a mais durante esses meses, reclamaram ao convenio ou pediu esclarecimentos para saber se havia algo de errado?
ResponderExcluirAcredito que não tenham sido cobradas explicações ao convênio.
ResponderExcluirComo presto serviços às clínicas que eu trabalho questionei aos donos dos consultórios (que lidam com a parte burocrática dos planos) se o valor estava certo, se não iriam cobrar o excedente. O que me disseram é que deveria ter sido algum reajuste na tabela equiparando os valores das raspagens supra e subgengivais.
O meu questionamento é a forma como o estorno foi cobrado, pois não houve um comunicado prévio, negociação ou parcelamento. O mínimo que se esperava era isso, afinal, o erro foi do sistema do convênio.