quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Redução na tabela de honorários: o pesadalo vira realidade

A cada dia fico mais perplexa com a ação dos convênios odontológicos. Atitudes tomadas por estas empresas fazem com que a falta de respeito com os odontólogos beire o inacreditável.
Ao trabalharmos com convênios nos deparamos com diversos inconvenientes:

1) No topo da lista, sem sombra de dúvidas, a baixa remuneração dos serviços odontológicos;

2) Tempo de até dois meses para repasse do faturamento;

3)Glosas e mais glosas, muitas das quais são injustificáveis, como alegar que não foi enviada a radiografia final que comprova a execução do tratamento, e quando o dentista vai checar, pasmem(!) o rx está anexo na ficha, mas os peritos do convênio "não viram";

4)Atrasos no atendimento aos pacientes devido a demora no fornecimento das autorizações.

Todos estes fatores dificultam muito a vida dos profissionais e fazem com que o trabalho seja compatível com uma guerra declarada com três combatentes em campo: paciente, dentista e convênio. Os dois primeiros acabam perdendo nesta batalha. O paciente por dificilmente ter um contato verbal maior com o profissional, visto que este acaba usando o tempo com o cliente basicamente para concluir o tratamento, perdendo-se assim a chance de um vínculo mais pessoal na relação dentista/paciente. O Odontólogo tem que trabalhar incessantemente visando o retorno financeiro o que em se reflete em menor qualidade de vida. O convênio é o único que tem a lucrar nesta relação, tendendo a formar empresas gigantes cuja valorização pode ser claramente observada com o preço de suas ações no mercado financeiro, que em alguns casos superam até mesmo a de multinacionais consagradas há muito tempo.
A formação de uma dessas gigantes fez com que ocorresse o que eu achei ser improvável. Há um mês, um dos convênios que mais têm associados em Salvador comunicou às clinicas credenciadas que em virtude da fusão com empresas menores seria feito um reajuste em sua tabela de honorários que passaria a ser unificada. Para a surpresa e revolta dos credenciados houve REDUÇÃO nos valores de repasse dos procedimentos. Depois disso me pergunto: esta situação de desrespeito tem como piorar? Eu achava que não, mas como o inacreditável aconteceu não duvido de mais nada... E você?

13 comentários:

  1. Se a justificativa que estão dando para a redução dos valores pagos é a fusão de empresas, mau sinal, porque a concentração do setor tende a crescer.

    ResponderExcluir
  2. Acho que quem precisa ser apontado como culpado é o próprio cliente/paciente, não a seguradora. Engana-se quem imagina que plano odontológico seja um negócio de margens espetaculares.
    Entrem na área de relação com investidores da odontoprev e vejam que, mesmo com mais de 2,6 milhões de associados, lucraram pouco mais de 16 milhões no terceiro trimestre de 2009. Mais precisamente, lucraram R$ 2,15 por associado por mês.
    A culpa de a odontologia não ser tão rentável reside no fato de a maioria da população não querer ou não poder pagar por serviços de qualidade.
    P.S.: não tenho vínculo algum com as empresas acima; meu pai é ex-dentista.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o segundo comentário, fiquei surpresa em saber que o lucro da Odontoprev é baixo, pois com a expansão que este convênio vem tendo e a valorização de suas ações no mercado financeiro imaginei que era bem rentável. O que foi dito sobre o culpado sobre a baixa rentabilidade da Odontologia tem fundamento e esbarra justamente no querer e poder dos pacientes. Vejo que muitos não tem condições de custear mesmo com o tratamento, ao passo que muitas pessoas com melhores condições financeiras preferem ter um convênio. Como filho(a) de ex -dentista, tenho certezade de que a pessoa que comentou sabe bem do que está falando.
    Bom, não desisti do blog, ainda tenho muitas idéias para tratar aqui. Sempre que tiver tempo e inspiração(!) escreverei. Não posso negar que fico meio frustrada em ver que é difícil divulgar o blog. Mandei email pra jornais, acessei outros blogs, criei um orkut de cunho profissional para postar nas comunidades de Odontologia, mas a participação dos colegas é limitada. Bom, estou tentando fazer a minha parte e agradeço muito os elogios que recebi até então, as visitas e os comentários. Mesmo que a repercussão não seja da forma que eu espero fico feliz em ver que há pessoas interessadas na causa. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, acabei de ler todos os seus posts!
    Fiquei encantada pela sua narrativa, seu dom em colocar sentimentos nas palavras e pela viagem e lembranças à minha própria estória que vc me proporcionou!
    Temos ambas uma estória bonita, desde a decisão pela odontologia , passando por nossos ideais e chegando à atual e dura realidade sem, no entanto, termos nos deixado corromper! Alma, mente e atos ainda verdadeiros...é o que me impede de rasgar o diploma e jogar pelo ar todos os anos de dedicação e sonhos!
    Fiquei fã do seu espaço e torço pra que nossa profissão tome um rumo mais digno. Apesar de estar mais fora do que dentro da área, ainda tenho orgulho quando digo ser dentista. E os pacientes que me acompanham, a maioria estão comigo há quase 10 anos. Então, posso dizer que existe uma relação de amizade, além do lado profissinal e eu não posso esquecer ou desmerecer a felicidade por estas experiências. Te conhecer tb foi uma delas!
    Mantenha seu blog, sim? Vou voltar sempre aqui!
    bjssss e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Nadja!! A participação de colegas como você me incentivam a levar adiante esta proposta de tentar mudar alguma coisa. Agardeço muito a você e a Tarcísio pela boa vontade que tiveram comigo quando eu comecei na Clisob. Foi muito importante pra mim e te reencontrar e contar com seu apoio foram gratas surpresas!!! bj!!

    ResponderExcluir
  6. Bacana seu blog. Com relação a honorários e convênios eu fiz o seguinte: chutei o balde deles, fui para minha planilha de custos e coloquei os valores dos procedimentos com uma margemde lucro que dá para trabalhar e recebo a vista, cheque ou cartão, este a depender do valor divido em algumas prestações com ou sem juros. Voçê sai do convênio e recebe a vista.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Jurani de Carvalho17 de março de 2010 às 17:51

    O que precisamos é ter vergonha na cara e nos posicionarmos como bons profissionais e não se submetermos a esses conveniozinhos que querem ganhar dinheiro a nossas custas. Caro colega, vc estudou, se especializou, foi alto seu investimento, faça o sacrificio que seja necessário e abra seu próprio negócio, prestando bons serviços a todos que lhe procurarem e diga não a clínica popular e a esses convenios escravocratas

    ResponderExcluir
  8. Colega boa tarde,encontrei seu blog fazendo uma pesquisa para uma aula sobre convenios que vou dar em Ilheus no encontro do Forum brasileiro de Endodontia.A sua decepção é um sentimento unanime entre os dentistas que atendem convenios.A saida para essa situação é investir em açoes de marketing,fazer um planejamento estrategico de sua carreira e aos poucos abandonar os convenios.Tenho 24 anos de profissão sou endodontista e agora estou quase que totalmente livre dos convenios atendo 2 que ainda me dão lucro.Ah e quanto ao dado da Odontoprev ela obteve um lucro liquido de 59 milhoes no ano de 2009(eu acho raazoavel e vc???.De uma visitada no site do meu consultorio e me passe um e-mail caso queira algumas orientaçoes.Abraços e animo,Frederico laperriere.

    ResponderExcluir
  9. A chave da questão está na falta de união da classe odontológica.
    Se todos os dentistas se unissem por uma mesma causa, o fortalecimento da classe, certamente isso não estaria acontecendo.
    planos odontológicos só existem porque existem dentistas que se submetem a trabalhar por migalhas.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia colega.
    Parabens pelo blog, encontrei-o durante uma pesquisa trivial sobre honorarios profissionais e após ler os posts gostaria de acrescentar minha opinião. Concordo integralmente com o post acima, as pessoas que se vendem recebem sempre mais do que valem e não creio que a luta deva ser pela melhoria das tabelas de convenio mas pela sua extinção porem iniciativas como a sua, de viabilizar mais um canal para discussão do tema são sempre muito bem vindas.
    Saudações
    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Colega, não sei se você ainda acessa esse blog. Mas compartilho da mesma decepção. Depois de 03 anos de formada, com 02 especializações e 01 mestrado na bagagem, resolvi abandonar a Odontologia. Tenho vergonha de dizer que sou cirurgiã-dentista. Abandonei a profissão e estou em casa estudando para concursos públicos. Estou desempregada, mas pelo menos não estou colocando minhas mãos em sangue com HIV e hepatite, correndo diversos riscos, por migalhas.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo muito minha profissão e devido a isso ainda não desisti dela. Concordo plenamente com todos esses fatores dos convênios, mas grande parte disso ter acontecido é nossa. Não existe ética entre os profissionais. Quando um paciente entra no seu consultório, talvez por desispero, concorda com os absurdos que o paciente fala quando retrata mal outro colega. Vai ver o que os médicos fazem com vc se vc fizer isso. Ele manda vc sair na hora, e pede para nao voltar mais. A população tem mais conciência do que é bom hoje. Isso é um ponto a nosso favor. Agora nos resta sermos éticos e nao atender por migalhas. No início vai ser difícil, até preocupante, mas depois os bons paciente irão ficar e vc terá, com certeza, uma boa renda. Pode acreditar. Experimente!

    ResponderExcluir